RPA

O Que É RPA?

Robotic Process Automation

A solução em questão consiste na automação de processos e tarefas manuais e repetitivas através de um software.

Praticamente qualquer tarefa que atualmente seja realizada por usuários em sistemas pode ser executada diretamente pelo software/robô. Por exemplo, a interação entre diferentes sistemas, planilhas e o envio de e-mails. Outro exemplo seria a coleta de dados de diversas fontes, como sites, sistemas e planilhas, para consolidar os resultados em uma única base ou planilha, a fim de alimentar um painel de controle.

O robô é capaz de capturar todos os dados de uma tela de sistema web, desktop ou até mesmo mainframe, utilizando a mesma interface gráfica do usuário.

Benefícios De RPA

RPA aumenta de forma eficaz, escalável e segura a eficiência e a rentabilidade, sem a necessidade de reengenharia de processos antigos ou eliminação de plataformas cruciais para a empresa, resultando em uma redução de custos.

Além disso, o RPA permite que o capital humano seja utilizado em tarefas analíticas, sofisticadas e de maior valor agregado, eliminando erros manuais e possíveis fraudes.

O software/robô pode trabalhar 24 horas por dia, 7 dias por semana, reduzindo o tempo necessário para a execução de tarefas e o tempo total de um processo.

O custo e o tempo de implementação são menores do que as automações tradicionais, proporcionando um rápido retorno do investimento.

Compreender o que é RPA, seus benefícios, aplicabilidade e impactos na empresa atual e futura são passos fundamentais para aproveitar todo o potencial desta solução, que deve ser utilizada como uma verdadeira capacidade da empresa.

Para otimizar a implementação do RPA e garantir sua sustentabilidade, a RENEW SOLUTIONS criou aceleradores e ferramentas para escolher processos candidatos de forma mais assertiva e reduzir o tempo de desenvolvimento.